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A IMPORTÂNCIA DA AUTO SOBERANIA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA AUTO SOBERANIA DIGITAL

A IMPORTÂNCIA DA AUTO SOBERANIA DIGITAL

 

Em menos de uma geração, a Internet transformou completamente nossas vidas, proporcionando acesso a serviços tão avançados que poderiam ter passado como mágica em outros tempos, parafraseando a famosa citação de Arthur Clarke.

 

No entanto, a desvantagem da Internet de hoje é que nossa existência online pertence a outra pessoa. Existimos apenas como identificadores em muitas plataformas centralizadas a quem fornecemos todas as nossas informações pessoais (nome, endereço, dados bancários etc.), que rastreiam todos os nossos movimentos e nos expõem à venda ou vazamento de nossos dados sem que saibamos e muito altos riscos de pirataria.

 

Em suma, não estamos no controle de nossa identidade online.

 

A próxima geração da Web, conhecida como Web3, promete mudar esse estado de coisas, devolvendo o poder aos usuários graças ao advento de novas tecnologias que permitem a propriedade dos dados, mas também a imutabilidade da informação.

 

As Identidades Auto-Soberanas (SSI) estão no centro dessa mudança de paradigma que pode não apenas definir nossas futuras vidas digitais, mas também reconectr toda a estrutura da Internet.

 

NA WEB DE HOJE, NOSSA IDENTIDADE PERTENCE A OUTRA PESSOA

 

Em “Auto-Soberana Identidade”, Johannes Sedlmeir faz uma clara distinção entre dois conceitos muitas vezes misturados: “identidade” e “identificadores”. O que estamos experimentando na Web de hoje são algumas organizações externas que nos identificam como cidadãos, membros da comunidade, clientes etc. Mas essa não é nossa “identidade”. Esses são identificadores.

 

Navegue em qualquer site, use qualquer aplicativo móvel e somos convidados ou, às vezes, forçados a criar esses identificadores (que podem ser usados ​​para fazer login posteriormente). Com cada um desses identificadores, somos solicitados a abrir mão de anossas informações pessoais e permitir o rastreamento detalhado. Claro que estamos recebendo algo em troca: acesso gratuito a um serviço atraente. Mas a que custo? O que cada provedor sabe sobre nós? Percebemos que todas as mensagens que enviamos, todo o conteúdo que criamos e todos os nossos movimentos são armazenados e processados? Quantas dessas empresas possuem uma cópia de nossos dados bancários e/ou nossos documentos de identidade emitidos pelo governo?

 

A esmagadora maioria de nós não tem ideia e ficaríamos chocados se nos dissessem em detalhes.

 

Na Web de hoje, nossos dados pessoais e, portanto, nossa identidade, pertencem a outra pessoa, porque tudo o que fazemos é por meio de identificadores por trás dos quais bancos de dados centralizados armazenam sistematicamente todos os nossos dados. Infelizmente, só existimos por meio desses identificadores sob o controle de empresas ou governos. Podemos desaparecer por capricho dessas entidades. Cada um desses bancos de dados centralizados também é um alvo atraente para hackers, levando a problemas cada vez maiores de fraude de identidade. Por exemplo, um terço dos consumidores dos EUA já sofreu com o roubo de identidade. Somente em 2020, a FTC lidou com 2,2 milhões de incidentes de roubo de identidade infantil, enquanto 15 milhões de americanos se tornam vítimas de roubo de identidade todos os anos.


 

MUDANDO O EQUILÍBRIO DE PODER DA INTERNET COM IDENTIDADES AUTO-SOBERANAS

 

O surgimento de identidades auto-soberanas é um divisor de águas, pois promete mudar a estrutura atualmente falha da Internet, colocando o usuário no centro.

 

Vamos usar um exemplo para explicar como o SSI funciona. Imagine que eu queira comprar álcool. Nos EUA, eu precisaria provar que tenho mais de 21 anos. No mundo físico, isso seria muito simples: eu mostraria meu documento de identidade emitido pelo governo para o vendedor da loja. O governo não seria informado e a loja não manteria meu nome ou uma cópia da minha identidade.

 

No entanto, na Web de hoje, uma transação equivalente é simplesmente impossível: o comerciante eletrônico teria que ligar para a plataforma de identificação central administrada pelo governo para obter a confirmação desejada. Assim, o governo saberia sobre minha compra de álcool e o comerciante eletrônico provavelmente armazenaria minhas informações pessoais (nome, número do documento de identidade etc.) junto com os detalhes da minha compra. Será que realmente queremos que essas entidades saibam tudo o que estamos fazendo, quando apenas queríamos provar ter mais de 21 anos? Além disso, em muitos países, os governos não fornecem um serviço de identificação digital, o que torna a situação ainda pior.

 

A SSI inverte a situação: o usuário, equipado com uma carteira de identidade, está agora no centro. Esta carteira de identidade recupera dos sistemas governamentais uma identidade digital (também chamada de credencial de identidade do usuário). Isso é semelhante a ter um documento de identidade emitido pelo governo no bolso. Para o e-comerciante de vinhos, esta carteira agora é capaz de fornecer a chamada apresentação de identidade que diz apenas que o consumidor tem mais de 21 anos. Esta apresentação de identidade é calculada a partir da credencial emitida pelo governo e refere-se a essa fonte.

 

Ao colocar o usuário no centro, o SII resolve todos os problemas listados acima:

 

O e-comerciante cumpre integralmente a lei: a apresentação da identidade tem o mesmo nível de confiança que a credencial original emitida pelo governo.

O governo nunca sabe que sua credencial foi usada para realizar essa transação, pois a verificação foi baseada em uma apresentação de identidade gerada pela carteira de identidade do usuário.

O usuário apenas divulga as informações necessárias (se ele tem mais de 21 anos ou não) e nada mais.

Em contraste com os identificadores de hoje, a SSI transfere o controle de fornecedores externos para indivíduos que se tornam os verdadeiros mestres de suas identidades. Com o SSI, os provedores de serviços não precisam mais armazenar informações confidenciais confidenciais, como IDs emitidos pelo governo, pois podem ser fornecidos como apresentações de IDs com o mesmo nível de confiança das credenciais originais.


 

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Equipe Cash Fort

 


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